DIC cozinha: Entre Técnica, Arte e Intuição
- DIC
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
De acordo com o dicionário, cozinhar significa preparar alimentos para serem consumidos, utilizando o calor ou outros processos. No entanto, cozinhar é muito mais do que isso. É mais do que uma técnica ou rotina automatizada; é uma forma de expressão pessoal. Quando cozinhamos, combinamos técnica, arte e intuição. A técnica nos guia sobre quais alimentos podem ser cozidos, assados ou grelhados, o tempo necessário para o preparo, o “descanso” dos ingredientes e como eles interagem entre si, criando sabores únicos.
A arte aparece na escolha dos temperos, na apresentação dos pratos e na alegria de criar algo que encante não só o paladar, mas também os olhos — afinal, dizem que “comemos primeiro com os olhos”.Já a intuição é aquela habilidade sutil e pessoal, talvez a mais difícil de dominar. É ela que nos faz ajustar o sal "a olho", adicionar um tempero diferente, criando receitas únicas. Basta confiar em nosso paladar.
Cozinhar é um ato de amor, seja para nós mesmos ou para aqueles que nos rodeiam. Cada prato carrega intenções; desde o cuidado de alimentar até o desejo de impressionar com algo mais sofisticado. É um gesto que envolve tempo, dedicação e uma profunda conexão com os alimentos e as pessoas para quem cozinhamos. Cozinhar é prazer. É reunir amigos e família ao redor da mesa, compartilhando não só a comida, mas também momentos e memórias.Cozinhar é aprendizado. É descobrir novas técnicas, receitas e ingredientes de diferentes culturas, ou até mesmo improvisar com o que temos em casa, criando algo único.Cozinhar é terapia. O ato de cortar, misturar, sovar, grelhar e experimentar pode aliviar o estresse e trazer tranquilidade.
Um detalhe pitoresco sobre o ato de cozinhar é que, em algumas culturas, acredita-se que o estado emocional do cozinheiro afeta diretamente o sabor da comida, como mostrado no filme “Como Água para Chocolate”, drama mexicano de 1992. E você, gosta de cozinhar? Tente, é uma ótima terapia e um grande hobbie! Segue aqui uma receita simples, rápida, muito gostosa, e que ajuda quando vamos receber e não sabemos o que servir de sobremesa.
Torta Ridícula, da chef Renata Vanzetto.
Um pacote de biscoito maisena triturado no processador e misturado com 120g de manteiga em temperatura ambiente. Faça uma massa, forre uma forma com o fundo removível e reserve. Em um bowl, misture uma lata de leite condensado, uma caixinha de creme de leite e um pote de iogurte natural, mexendo até ficar homogêneo. Coloque esta mistura sobre a base de bolacha maisena /manteiga e leve ao forno. Quando o creme estiver com aspecto mais endurecido, retire do forno, espere esfriar e coloque na geladeira. Esta é a base de uma torta que, na receita original, deve ser coberta por geleia de frutas vermelhas. Mas, você pode criar diferentes coberturas em cima desta base, como por exemplo, cozinhar maçã ralada com canela e e açúcar ou doce de goiaba pastoso. Pode-se até, acrescentar suco de limão ao creme (antes de levar ao forno), criando uma torta de limão deliciosa ou mesmo, colocar doce de leite no lugar do leite condensado. São muitas opções e todas, deliciosas. Experimente!

Autora: Dra. Marcia Barberato
Médica Cardiologista Pediatrica e Ecocardiografista Pediátrica
e fetal da Cardioeco de Curitiba